Conhecendo um pouco mais sobre as trilhas de MTB em Unidades de Conservação da Ilha.
Partindo do pressuposto de que Quem conhece, Cuida! Uma das maneiras mais eficientes de preservação ambiental é por meio da Educação Ambiental ou simples sensibilização, provinda da Visitação a estas áreas.
É certo, que esta visitação deve ser regulamentada pelos órgãos competentes, no entanto também é de conhecimento de muitos, que estes órgãos não conseguem gerir todas estas áreas da maneira mais adequada, em virtude de inúmeros motivos: falta de recursos, pressão imobiliária, irregularidades fundiárias entre outras dificuldades que envolvem a temática.
Essa regulamentação se dá por meio de um instrumento de gestão chamado Plano de Manejo. Este instrumento se caracteriza por um documento com estudos amplos de diagnósticos ambientais da área em questão, definindo seu zoneamento e políticas de monitoramento, incentivando parcerias institucionais e a participação social.
Atualmente, mais de 70% das Unidades de Conservação do Brasil não possuem Plano de Manejo, o que não significa que a gestão e a preservação ambiental não estejam ocorrendo, uma vez que a referida UC pode possuir um Plano de Uso que atenda as necessidades até que o plano de Manejo seja confeccionado e implementado.
Esta criação do Plano de Uso ou Plano de Manejo deve ser feita de forma participativa com a sociedade. Para isso, existe outro instrumento de gestão denominado de Conselho Gestor, pelos quais os diferentes atores interessados no uso atrelado a preservação da área são ouvidos na tomada de decisão.
Diante disso, o CicloTrilhas Floripa visa não só a conservação das trilhas, mas também a preservação de todo o ecossistema em que ela está inserida.