O improvável caso do Mountain Bike em Cancún

Traduzimos abaixo o relato entusiasmante de uma pessoa que botou a cara à tapa, arregaçou as mangas e produziu algo improvável: um sistema de trilhas de 16km em um lugar onde não havia nenhuma, onde ninguém antes praticava mountain bike, em uma região onde o esporte é pouco conhecido.

Então… nós moramos em uma terra plana, na Península de Yucatan, mais exatamente na Riviera Maya no México, perto de Cancún. Mas mesmo sem os morros, temos uma floresta tropical! E pedras! E queríamos ter trilhas para andar. O problema é que com 3 meses de chuva na temporada chuvosa anual, a floresta iria fechar todas as trilhas, então precisaríamos de manutenção constante. A Península de Yucatan é uma grande pedra, então tem esse outro problema…

p5pb11764734

Tudo é pedregoso, e o percurso pode se tornar bem técnico. Outros de nossos problemas foram a quantidade de regulamentações nacionais, porque algumas plantas, árvores e vida selvagem são protegidas, então tínhamos um grande desafio, construir as trilhas sem tocar nas plantas. Não podemos usar nenhum tipo de maquinário porque nos preocupamos com a vida selvagem, nos preocupamos com o barulho, as trilhas não podem ser largas. Também rezamos pra não encontrarmos nenhuma ruída Maia, caso contrário teria outra instituição nacional para lidar com isso…

Fizemos um contrato com o proprietário do terreno, o qual agora é compartilhado com uma empresa de turismo que tem cavalos, quadriciclos, jet-skis, caiaques, kite surf e um lindo clube de praia, e eles nos deram um espaço específico no terreno para trabalhar.

p5pb11764693

Tudo era confuso. Não tínhamos investidores, tivemos que construir as trilhas com nosso próprio dinheiro e tudo que teve ser feito com nossas mãos… por fim tentamos trazer as pessoas da IMBA para que compartilhassem seu conhecimento conosco, mas o custo de trazê-los estava fora de mão. Mas, nós éramos bem teimosos e decidimos tocar o projeto mesmo assim.

Nós queríamos um bike park desafiador para praticar mountain bike cross-country. Com todos esses fatores que mencionei, soava como loucura! Mas começamos a trabalhar. Compramos livros da IMBA para referência e com a minha experiência de mountain biker, conhecendo bike parks em outros lugares no mundo, e com a ajuda de pessoas incríveis, agora depois de quase um ano trabalhando, temos pouco mais de 16km de trilhas divididas em: pouco difícil, difícil e bem difícil. Estamos orgulhosos do que fizemos até agora. Alguns ciclistas dos EUA, Canadá e Europa vieram (porque nossa região é destino turístico bem popular) e eles comentam ótimas coisas. Geralmente o rótulo dado é Um Estilo Diferente de Mountain Bike.

5f263f_bf1b0b190b34b7080ec7f095273a556e.jpg_srz_1365_2048_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

O trabalho foi duro, mas tenho certeza que precisamos da opinião dos experts, porque queremos mesmo criar um bike park seguro, que ao mesmo tempo seja desafiador e divertido em todos os níveis. Queremos fazer do jeito certo. Então se tiver alguém de férias em Cancún ou na Riviera Maia que queira aparecer e nos dar umas dicas? Obrigado pela ajuda.

Relato por Alberto Cardenas

Talvez quem possa dar uma passada por lá somos nós. No caso, para pegar as dicas, e não dá-las!

p5pb11764691

Referências

  1. Punta Venado Bike Park: http://www.pvbikepark.com/
  2. Punta Venado Bike Park no Trailforks: https://www.trailforks.com/region/punta-venado-bike-park/
  3. Relato publicado no MTB Project: https://www.mtbproject.com/forum/topic/22779/proyect-near-cancun-building-trails