Representantes do CicloTrilhas Floripa estiveram reunidos com técnicos do Programa Roteiros do Ambiente (PRA).
O Programa é uma parceria do poder público (FLORAM/PMF) e entidades da sociedade civil, como a Associação Coletivo UC da Ilha, IEATA, Instituto Çarakura, entre outros, que visa revitalizar um conjunto significativo de trilhas e caminhos históricos de Florianópolis.
Na reunião foi discutida a possibilidade da inclusão de trilhas para bicicleta no programa. Para que isso aconteça, o CicloTrilhas Floripa formaria um Grupo de Trabalho (GT).
O que isso significa? Que os 20km de trilhas que temos cuidado e adequado para o uso da bicicleta poderiam fazer parte do roteiro de trilhas oficial da cidade. As ações de manejo de solo e vegetação feitas pelo CicloTrilhas passariam a ser autorizadas pela FLORAM.
A entrada do CicloTrilhas como um braço dentro do Programa é um caminho rápido para alcançarmos resultados. Um deles seria a criação de sinalizações para as trilhas de bicicleta, satisfazendo uma demanda da comunidade. Hoje, mesmo as trilhas mais populares entre os ciclistas, são difíceis de encontrar por quem não as conhece.
As imagens abaixo ilustram o trabalho do Programa em trilhas para pedestres ao redor da cidade.