Trilhas do Maciço

 

macico_mapa_ilustrado

Maciço

A Trilha do Maciço da Costeira é histórica e tombada por lei municipal. Fica dentro do Parque Municipal do Maciço da Costeira. A trilha possui uma diversidade de elementos do MTB, horas fluida, horas extremamente técnica. A Trilha segue a crista do morro com trechos de pedalada e subidas curtas até a entrada do trecho de mata fechada com raízes e pedras, que tornam esse o trecho mais técnico da trilha. Apesar do trecho descampado ter dificuldade intermediária, o trecho de descida dentro da mata é técnico e considerado “avançado”.

O acesso é feito pela trilha da Antena, e a melhor opção de saída é seguir para o Colinas. Existem outras duas opções, que não estão sendo usadas por ciclistas – o acesso pela subestação do Córrego Grande e a descida para a Trilha Do Canto. A trilha é utilizada por bikers desde os anos 90, e considerada a predileta de muitos bikers.

 

Berne

 

A Trilha do Berne encontra-se no Parque Municipal do Maciço da Costeira, o que torna o pedal muito mais prazeroso em meio a Natureza. A Trilha do Berne é uma das descida em single-track mais rápida da ilha, com vários drops e alguns saltos.

O acesso é feito pelo bairro Pantanal, subindo pela estrada de manutenção da antena no topo do Maciço da Costeira. O final da trilha é na Rua Rosa e não deve ser acessada por ali, por ser sentido contrário da trilha e haver risco de colisão.

A Trilha do Berne é uma das trilhas prediletas dos ciclistas de Enduro e Downhill, devido aos seus 2 quilometros de descida em declividade gradativa, que somam aproximadamente 300 metros de declive. Além disso, possui inúmeros obstáculos técnicos e naturais. Seu início é feito do topo do Morro do maciço da Costeira e seu acesso é pela Trilha da Antena.

A Trilha é de nível intermediário/experiente e tem uma inclinação favorável para alta velocidade, por isso respeite sua técnica, seus limites e use os equipamentos de proteção adequados.

Antena

 

A trilha da Antena é uma das trilhas mais clássicas do MTB em Florianópolis, com imagens de ciclistas na trilha desde a década de 90. Seu percurso consiste numa escalada de quase 4 quilômetros, com aproximadamente 420 metros de altimetria acumulada. Seu percurso é por uma uma estrada off-road utilizada para dar manutenção a Antena localizada no cume do Maciço da Costeira e em condições excelentes para a prática do Ciclista de Montanha, se tornando uma doubletrack em boa parte do caminho.

A trilha da Antena está localizada no Parque Municipal do Maciço da Costeira, esta Unidade de Conservação (UC) é uma das maiores UCs da Ilha de Florianópolis, o que torna o pedal muito mais prazeroso em meio a natureza. Por outro, lado o ciclista exerce um papel de monitor do parque, uma vez que a Trilha da Antena oferece um visual deslumbrante não só da ilha, como também de sua área verde.

Esta trilha é considerada de nível intermediário e indicada para bikers com bom preparo físico, uma vez que a subida é longa e com trechos de alto aclive. No entanto, o visual é compensador. Além disso, a trilha da Antena da acesso a outras trilhas do Maciço da Costeira, como a Trilha do Berne, Singletrack do Maciço e Trilha do Colinas.