Filosofia

speak-build-respect-rideNão é segredo que o CicloTrilhas Floripa olha para as recomendações da IMBA como um ideal a ser seguido no futuro. Os ícones da nossa logomarca são inspirados em uma campanha educativa da IMBA feita há 10 anos atrás. Mas não é apenas uma questão de estética, cada símbolo representa algo que o CicloTrilhas Floripa pretende seguir.

converse

Antes de executar qualquer ação de manutenção em trilhas, converse! Fale! Comunique-se! O CicloTrilhas Floripa quer estar em diálogo próximo com os órgãos responsáveis e associações ou moradores próximos as áreas onde serão feitos qualquer tipo de intervenção. A ilha de Florianópolis é um local delicado, onde existem várias unidades de conservação e várias áreas de proteção permanente. Qualquer ação deve ser negociada, estudada e autorizada. Além dos órgãos ambientais, conversar com a comunidade é de suma importância.

construa

Realizar uma intervenção em uma trilha é uma experiência que pode ser muito satisfatória para o usuário, especialmente um ciclista. Nenhuma trilha surgiu para a bicicleta e, por isso, não são ideais para este uso. Também existe a questão da sustentabilidade: nenhum ciclista fica entusiasmado em chegar em casa todo sujo de barro depois de uma pedalada. Trilhas adequadas e devidamente mantidas eliminam este problema e não são uma agressão ao meio ambiente, pois são de baixo impacto.

O trabalho burocrático de construir alianças com o poder público e agentes ambientais é de suma importância para viabilizar qualquer ação neste sentido.

respeite

Trate os outros usuários das trilhas com cortesia, respeite a natureza, informe-se sobre a flora e a fauna do local. O bom convívio entre nós e os demais usuários, assim como o respeito ao meio ambiente, é uma demonstração de respeito e valoriza a imagem do ciclista perante a sociedade.

Respeite o seu nível de habilidade e também o nível dos outros ciclistas, seja prestativo com os iniciantes, não tente ultrapassar obstáculos que estão além do seu nível de habilidade. Mantenha-se dentro da trilha, nunca danifique a vegetação!

E, vale sempre lembrar, espere as trilhas secarem depois de dias chuvosos! Elas não vão fugir. Se você esperar, causará menos impacto.

Não deixe de checar com frequência nosso site, em especial a seção Educação na Trilha.

pedale

Esse é o mais fácil e nem precisa de explicações. Aproveite e se delicie com este lugar mágico que é a Ilha de Florianópolis, que conta com muito verde e muito visual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s