A NSMBA é uma aula sobre o mountain bike organizado em proporções épicas

A NSMBA é uma aula sobre o mountain bike organizado em proporções épicas

 

Adjacente à região metropolitana de Vancouver, no oeste do Canadá, há um vasto sistema de trilhas que surgiu de forma orgânica desde 30 anos atrás. O número catalogado de trilhas no Trailforks é assombroso: 2362 trilhas, abrangendo uma distância total de 2995 quilômetros, usados por um número estimado próximo à 250.000 ciclistas, sem contar caminhantes.

Todas esssas trilhas estão compreendidas dentro da North Shore, uma floresta temperada que recebe até 4000mm de chuvas anuais. Para efeito de comparação, a cidade Florianópolis, as vezes chamada de Chuvianópolis, recebe uma média anual de 1500mm, pouco mais de 1/3 terço do que cai em Vancouver.

rainydayvancouver
Um dia típico em Vancouver

Dentre os sistema de trilhas existentes, dois dos mais populares são Mount Seymour e Mount Fromme, que são adotados pela North Shore Mountain Bike Association – NSMBA, a mais organizada das associações ou clubes que cuidam das trilhas da cidade.

A NSMBA é uma aula sobre como viabilizar o mountain bike de forma organizada e sustentável e gerar resultados grandiosos. Aqui descrevemos os pontos chaves desta empreitada de sucesso.

NSMBA-MTN-TAG-logo-_-website

As origens da NSMBA

A NSMBA foi formada em 1997 como resposta à sabotagem em trilhas específicas para mountain bike. Nessa época o esporte era relativamente novo e essas ações não eram um bom presságio para a segurança futura dos bikers na North Shore.

Também haviam rumores circulando sobre investidas que potencialmente inibiriam o acesso às trilhas por ciclistas. Haviam boatos que uma empresa iria tomar conta do Mount Fromme e cobrar pelo acesso. Também boatos que loteamentos novos iriam tirar trilhas no Mount Fromme e Seymour.

O problema que os praticantes de mountain bike enfrentavam era a falta de uma organização de base, raiz, capaz de formular uma resposta unida contra essas ameaças.

Depois de formada, em 2009, a NSMBA quase implodiu e estava operando sem um quadro de diretoria, com um comunidade não engajada. Apenas dedicados construtores de trilhas estavam empenhados. Na época o presidente deu um ultimato, ou a associação se desfazia ou seria reconstruída.

p5pb12433164

Das bases à liderança

Desde 2010 a associação se tornou líder no campo emergente de soluções para trilhas sustentáveis. Iniciativas educacionais, tanto locais e regionais, são focadas em cuidados de longo-prazo. A comunidade se tornou um grande grupo de voluntários educados e engajados que participam em várias iniciativas como a Shore Corps, o Plano de Adoção de Trilhas e a Academia de Formação de Construtores de Trilhas.

Pessoal e Administrativo

A NSMBA depende predominantemente de voluntários. A Diretoria é toda formada por voluntários não pagos, apaixonados pelas trilhas da North Shore. A Diretoria é apoiada por dois staff, um gerente de programas integral e um admistrador meio-período.

A Diretoria é eleita anualmente. São responsáveis por planejar o futuro da organização e tem o deveer de agir de boa fé e com uma visão sobre os melhores interesses da Associação.

riding on vancouver's north shore

Arrecadação

Os ciclistas e caminhantes ou corredores que usam as trilhas são incentivados em campanhas a se tornarem membros da associação. Isso é feito por meio de um programa de adesão, onde a pessoa paga 40 dólares para o ano.

Tornar-se um membro da NSMBA não tem a ver com acesso às trilhas. Essa adesão significa que a pessoa se importa com as trilhas e lhe dá uma voz junto aos patrocinadores, os proprietários dos terrenos e os vários níveis do governo canadense.

Uma segunda forma de contribuição, mais barata, é a compra do passe anual, no valor de 15 dólares.

O dinheiro é usado para

  1. Pagar trabalho profissional em projetos específicos
  2. Pagar materiais, ferramentas e equipamentos para uso de voluntários em dias de trabalho
  3. Gerenciar programas que eduquem a comunidade nas melhores práticas de construção de trilhas
  4. Engajar de forma pró-ativa com os proprietários dos terrenos para garantir seu apoio e investimento na rede de trilhas

p5pb13600027.jpg

Plano de Adoção de Trilhas

Funciona pela parceria entre comunidades ou empresas com profissionais treinados como construtores de trilhas. O adotante de uma determinada trilha submete um projeto, que depois é aprovado e executado por uma equipe constituída pelos interessados da sua comunidade/empresa.

Trail-Building-NSMB-AndrewM-4.jpgw1600.jpg

Academia de Formação de Construtores de Trilhas

O programa começa com um a sessão teórica que ensina fundamentos de técnicas modernas para verificar, construir e manter trilhas, com grande foco na sustentabilidade de longo prazo e experiência positiva por parte dos usuários das trilhas. Cada aula é seguida por um dia na floresta para aprendizagem prática.

O programa é gratuito, mas aberto apenas para membros.

MEC Trail Day web.jpg

Shore corps

Um programa composto pelos graduandos da Academia de Formação, que recebem um crachá e podem trabalhar na floresta sob a tutela de um Líder Construtor. Seus membros participam de projetos de melhorias nas trilhas existentes.

p5pb13600019

Melhores Práticas na Construção de Trilhas

A NSMBA usa o padrão mais robusto aplicável. Esse princípio é aplicado à topografia e clima únicos da região, com foco no longo-prazo. Os projetos são feitos em cima do que existe e almejam o resultado de maior qualidade possível que contemple a Equação de Sustentabilidade de:

  • Alta capacidade de carga
  • Volume de chuvas extremo
  • Fácil acesso
  • Disponibilidade ao longo do ano inteiro

A rede de trilhas que existia antes do surgimento da NSMBA foi criado de forma orgânica sem nenhum planejamento central. Elas foram construídas em uma época onde “sustentabilidade” não fazia parte do vocabulário. Devido o impacto acumulado desses fatores, muito do trabalho completado pela associação tem o intuito de ser um upgrade do que já existia.

p5pb13600008.jpg

Referências

  1. Cidade Florianópolis no Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Florian%C3%B3polis
  2. North Shore Mountain Bike Association 101 – Understanding the Organization’s Future and Purpose: https://drive.google.com/file/d/0BybBpJdymDJvOUJHQlFfWTVUeWs/view

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s